Cirurgia oral
Cirurgia oral menor
Cirurgia oral menor é uma das sub-especilidades da cirurgia bucomaxilofacial, que envolve o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de dentes indicados para extração, pequenas lesões, traumatismos de menor intensidade e defeitos da boca, maxilares e regiões adjacentes. São cirurgias relativamente simples que podem ser realizadas no próprio consultório odontológico usando anestesia local. Esse tipo de intervenção oferece menos riscos, sendo a recuperação bem rápida e não havendo necessidade de a pessoa se afastar de suas atividades por muito tempo.
Extração
Este procedimento é recomendado quando a lesão de cárie atingiu profundamente o dente e a infecção destruiu grande parte dele e do osso circundante. A extração também pode ser feita quando não existe espaço suficiente na arcada dentária.
Dentes impactados ou parcialmente erupcionados devem ser extraídos ou posicionados na arcada dentária porque restos alimentares e bactérias podem entrar para a zona circundante podendo causar infecções.
Dentes impactados apesar de não terem espaço para erupcionar vão continuar a tentar romper a gengiva podendo causar lesão nos dentes adjacentes.
Frenectomia labial
Remoção cirúrgica do freio labial superior que tem sido amplamente relacionado com diastema anterior (espaço existente entre os dentes superiores anteriores).
Frenectomia lingual
Remoção do freio lingual localizado em baixo da língua e se relaciona com a língua presa.
Biópsias na cavidade oral
Remoção de tecido vivo que será encaminhado para análise laboratorial.
Cirurgias pré-protéticas
indicadas para melhorar as condições de uma região da boca a qual irá receber uma prótese dentária.