Harmonização Facial
Botox
Derivada da toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a toxina botulínica serve para paralisar temporariamente a musculatura na qual foi aplicada.
É utilizada principalmente para atenuar as rugas dinâmicas da face, ou seja, aquelas que se formam quando fazemos expressões (quando estamos zangados, espantados ou sorrindo, por exemplo). Existem ainda outros usos para ela, como para melhorar a aparência do rosto redondo ou para melhora da disfunção de ATM.
O período de paralisação é variável, mas geralmente dura em torno de quatro a seis meses.
Com a imobilização de alguns músculos conseguimos melhora das rugas que se formam quando contraímos a musculatura em questão, como na testa ao levantarmos as sobrancelhas ou dos pés de galinha quando sorrimos.
Preenchimento
Diferentes da toxina botulínica, os preenchedores servem para dar volume no local em que são injetados e, com isso, também podem melhorar algumas rugas ou marcas do envelhecimento no rosto.
São vários os tipos de materiais utilizados para preenchimento, sendo o mais comum o ácido hialurônico. Este é derivado de um composto naturalmente encontrado no ser humano e, assim com a toxina, também tem caráter temporário (embora este dure na média 12 meses).
Como é feito?
Durante o preenchimento facial, a aplicação de ácido hialurônico é feita com uma agulha sem ponta chamada de microcânula, que implanta o produto por meio de uma abertura lateral. Isso permite um preenchimento uniforme e de aparência mais natural.
O preenchimento facial é seguro?
Sim. O método é considerado seguro, visto que o ácido hialurônico é uma substância presente no organismo, diminuindo as chances de rejeição.
Além da melhora das rugas os preenchedores também têm outras funções, como o aumento dos lábios.